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Entendendo e Ajustando Ações Improvisadas

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O que se entende por ajustar? É justamente saber fazer o “cálculo”, que definirá como será rolado o teste para a Stunt Manuever. E ainda saber falar o que é, e o que não é, uma Ação Improvisada.

Uma Ação improvisada é literalmente comprada com Força de Vontade e/ou Chi. Dependendo da ação, ela pode ser simplesmente comprada (sendo assim o jogador pode escolher não rolar os dados) ou parte dela pode ser comprada (onde o jogador deve rolar e acertar o mínimo de dados). O Narrador após ouvir a descrição da Ação Improvisada, deixará a disposição do jogador para comprar o número de dados que ele julgar possível pela descrição, tendo em mente que somente pode-se comprar de 1 a 5 dados, sendo 1 dado uma ação ou descrição muito simples e 5 uma ação ou uma descrição fenomenal.

A MECÂNICA
Que não se confunda uma ação onde o jogador usa apenas seu atributo para construir sua parada de dados, como apresentado em “rolando dados”, e uma ação improvisada. Uma ação improvisada em via de regras, é quando o narrador exige uma parada de dados maior do que jogador tem. E isso pode ser aplicado até mesmo a um teste de apenas uma característica, como por exemplo de FORÇA, se o narrador exige um teste de no mínimo FORÇA 4 (quatro sucessos num rolamento de força) e o jogador apenas tem FORÇA 2, ele pode fazer uma ação improvisada de FORÇA comprando cada ponto necessário, ou mais se assim quiser, com FORÇA DE VONTADE e/ou CHI, nesse caso gastando 2 de força de vontade e/ou Chi, ele poderá rolar sua ação. A Ação improvisada aumenta em até 5 dados suas paradas de dados, aumentando suas chances de ser bem sucedido. Nem toda ação improvisada precisa ser digna de um duble de corpo de um filme de ação, como já mostrado antes, caso o jogador esteja com dificuldades em uma ação simples por não ter dados o suficiente, o narrador pode deixar a sua disposição à compra de dados ação improvisada.

PONTOS BÔNUS
Os Pontos Bônus é a grande iniciativa e incentivo dado pelo sistema de ações improvisadas ao jogador. Em todo teste o jogador pode obter mais sucessos do que o número de dados rolados graças a regra do 10, onde é possível a cada dado 10 rolado (leia REGRA DO 10) ter dois sucessos e uma falha critica abonada. Todo sucesso além do requerido, ou seja dos sucessos obrigatórios, é retornado ao jogador para ele por onde bem entender entre Chi ou Força de Vontade.

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