Subscribe to our RSS Feeds

Karate

0 Comments »
KARATE

"Evite lutar desnecessariamente. Mas quando lutar, o faça honradamente!"
- Chojun Myiagi  

     A história do Karate se confunde com a história de outras artes marciais espalhadas pelo mundo. Por seu provável tempo de existência o Karate moderno tem suas origens fundamentadas em conjecturas, traçadas a partir de linhas socio-culturais mais conhecidas e documentadas de certos estilos. O Karate nasce de influencias indianas, chinesas, koreanas e da própria diversidade cultural japonesa , tendo diversas similaridades com estilos destes países vizinhos tal qual o Kung Fu (Hua Fa) ou Taekwon Do.
     O Karate-Do surgiu em Okinawa, no Japão, no século XV, durante o império do Imperador Sho Hashi. Inicialmente era praticado em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha e que haviam proibido os seus habitantes de utilizar quaisquer tipos de armas. Graças a proibição, nasceu uma nova técnica de combate desarmado, conhecido como "te"(mão, punho) ou ainda "Okinawa-te" (punho de Okinawa). Tratava-se de uma arte de combate pessoal que tinha como característica principal a utilização das mãos e dos pés como armas de combate. Consta que o mestre Matsu Higa tenha sido, dentro do seu próprio estilo, o primeiro a estabelecer um conjunto formal de técnicas de combate e os mestres Peichin Takahara, Kanga Sakukawa e Sokon Matsumura especializaram ainda mais este estilo de luta.
     O termo Karate significa “mãos vazias” e associa-se ao fato do Karateka utilizar apenas armas de combate naturais, como a visão, as mãos, os braços, o corpo, os pés e a inteligência. O Karateka desenvolve força, velocidade, reflexo, e o objetivo maior, o aperfeiçoamento do seu  caráter. É necessário disciplina do corpo e da mente através de treinos árduos.
     No início do século XX, em 1902, o estilo tornou-se oficialmente um esporte. Deixou de ser visto apenas como um meio de combate e passou a ser incorporado nos programas de educação física de Okinawa. Esta abertura possibilitou que o Karate fosse ensinado a toda população e isso atraiu milhares de novos praticantes.
     Desde então, o Karate como forma de esporte, se tornou cada vez mais popular. Graças às demonstrações que eram realizadas pelo mestre Funakoshi Gichin, em 1912, o caratê passou a ser ensinado na marinha imperial japonesa e anos mais tarde (1922) se realizou o primeiro evento nacional na cidade de Tóquio. Durante este evento, e com a ajuda de Jigoro Kano, o Karate começou a ser difundido em escala mundial.
     Hoje, O karate e seus inúmeros sub-estilos, estão espalhados em centenas de escolas, professores e senseis pelo mundo todo. Tornou-se um dos estilos mais populares do planeta. Porém seus segredos mais bem guardados ainda jazem escondidos nos cantos mais remotos do planeta.

KARATE
Chi 3, Força de Vontade 4
Manobras - Custo
SOCO
CHUTE
BLOQUEIO
APRESAMENTO
ATLETISMO
FOCO
Balance - 4

SUBESTILOS
Gourinji-Ryu - 7
Saikyo-Ryu - 3
Rindo-kan-Ryu - 5
Kanzuki-Ryu - 5
Kyokushin-Ryu - 5
Shotokan-Ryu - 5
Goju-Ryu - 5