Subscribe to our RSS Feeds

Aikido

0 Comments »

AIKIDO

“O verdadeiro Aikidoka é aquele capaz de causar danos imensuráveis, mas escolhe não faze-lo quando provocado. Quem receber a verdade com resignação nunca terá que sacar a sua espada sem que seja necessário.” 
- Mohirei Ueshiba

Aikido significa, Caminho de Harmonização do espírito, surgiu no Japão enquanto Arte Marcial em 1920, onde ganhou seu nome atual. Embora hoje seja apenas visto em muitos países pelos quais se alastrou como simples atividades desportistas ou de autodefesa, o estilo fundamenta-se sobre a junção da Arte Marcial e valores éticos, morais e religiosos, para que seus praticantes sejam muito além de bravos lutadores mas também sábios, aperfeiçoando-se física e espiritualmente.

O fundador, Mohirei Ueshiba, ou O-Sensei, como é conhecido. era um homem calado e reservado, como todo japonês, mas de bom coração. Este era o seu principal atributo enquanto Sensei, dizem seus discípulos. No entanto, anos antes de dar o nome a sua técnica, na época de seu nascimento, o Japão ainda passava por grandes transformações culturais, Ueshiba cresceu vendo seu pai ser espancado diariamente, não se debatendo exatamente o porque. Mohirei Ueshiba, nascido em 1823, decidiu então treinar arduamente para quando tornar-se adulto, ter como se defender e se vingar por seu pai. Em sua trajetória treinou Kobujutsu, a arte samurai, e mais tarde Jujutsu. Devido a sua estatura mediana, durante seus quase 60 anos de treinamento e lições de seus mestres e amigos e da própria vida, através do Zazen, treinando corpo e espírito, criou o que chamamos de Aikido hoje, e iluminou-se como é comum falar entre seus praticantes, desistindo de sua vingança.


O tradicional praticante de Aikido usa um keikogi (roupa de treino), o mesmo que dogi, similar à maioria das outras Artes Marciais: calças simples com uma jaqueta, normalmente branca. O keikogi acompanha o hakama, que é uma calça bem larga e cheia de pregas usada por cima da calça comum, proveniente da influencia do Kobujutsu. O hakama é normalmente preto ou azul escuro. Na maioria dos dojos, o hakama é reservado para praticantes mais experientes, mas em muitos dojos todas as pessoas usam hakama. Em outros, não se usa hakama; e alguns, usa-se hakama a partir de uma certa graduação (mesmo sem ser faixa-preta); já outros, as mulheres usam o hakama mais cedo que os homens. 

O obi (faixa) é enrolado duas vezes ao redor do corpo, da mesma forma que no Judo e no Karate. Em alguns dojos usa-se sistemas de faixas coloridas (similar ao judô), mas o mais comum no mundo é que os graduados utilizem faixa-preta e os alunos faixa branca indiscriminadamente.

Seus praticantes são pessoas que por muitos motivos procuraram o Aikido, mas que foram transformadas por ele. Espera-se que um Aikidoka seja alguém pacifico, por excelência. A Natureza não-combativa da Arte Marcial reflete os ensinamentos de Ueshiba, que até mesmo proibia competições entre os membros de seu Dojo e associações, já que para ele a competição despertava algo de ruim no praticante. Muitos daqueles que um dia praticaram Aikido e ignoraram tal preceito, hoje são renegados pelos demais Aikidokas no mundo.

É encontrado com facilidade em todos os 5 continentes, irrestritamente, todo Dojo de Aikido é sempre muito receptivo e caloroso, Mestres, Senseis e instrutores quase sempre fazem questão quando procurados de treinar seus potenciais alunos, tentando iluminá-los.

AIKIDO
Chi 5, Força de Vontade 2
Manobras - Custo
SOCOS
Dim Mak - 4
CHUTES
Nenhum
BLOQUEIOS
Riposte - 2
San He - 3
APRESAMENTO
Pin - 2
ATLETISMO
Rolling - 1
FOCO

SUBESTILOS
Aikikai - 5
Shodokan -  5
Kiaikido - 5

0 Responses to "Aikido"

Postar um comentário